terça-feira, 5 de outubro de 2010

CHARGE: A sobra das eleições em MG




Gari há dez anos em Belo Horizonte, Cleiton Cirilo Leandro, 31, foi para o trabalho na manhã de ontem já sabendo o que iria encontrar: grande parte das ruas e calçadas cobertas por papel de campanha eleitoral. E ele estava certo. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu ontem, dia seguinte ao das eleições presidenciais, 210 t de lixo na cidade. A quantidade é o triplo da coletada em dias normais (cerca de 70 t).

Quando comparada à sujeira deixada pelas eleições realizadas em 2006, a deste ano foi 20% maior. "Os políticos estão muito sem educação. Sempre que tem eleição é a mesma sujeira. E quem paga o pato somos nós, lixeiros", desabafou Leandro.

O diretor operacional da SLU, Rogério Siqueira, explicou que as 210 t significam apenas parte do trabalho de limpeza pós-votação. Os resíduos gerados pelas campanhas políticas só serão totalmente recolhidos no final do expediente de amanhã. "Teremos esse lixo nas ruas até quarta-feira. Não dá para recolhermos tudo em um único dia", afirmou.

Por esse motivo, foi preciso reforçar o esquema de varrição da capital. Ontem, o expediente começou uma hora antes do habitual, às 6h. Dos 2.047 garis que trabalharam, 500 são funcionários multitarefas (que cuidam da pintura de vias, podas de árvores e capina) e precisaram ser deslocados para a varrição das ruas. Para transportar toda a sujeira até o aterro sanitário de Macaúba, em Sabará, na região metropolitana da capital, foram necessárias 30 viagens dos caminhões de lixo.

"Toda essa imundície é causada pelo descarrego de material de campanha nas ruas. Os políticos deveriam doar para a reciclagem o material que sobra e, não, jogá-lo nas portas das escolas. Acredito que, dessa forma, eles ganhariam mais votos. As consequências de toda essa sujeira podem ser terríveis para a cidade. Nossa sorte foi que não choveu no domingo nem hoje (ontem). Caso contrário, a sujeira poderia escoar para os bueiros e entupi-los, o que provocaria enchentes. Fora os gastos com a destinação, que sobem muito. Mas os políticos não pensam nisso", afirmou.

Concentração. Do total de resíduos recolhidos, cerca de 20% - ou 40 t - tiveram origem na região Centro-Sul. A justificativa, segundo Siqueira, é o fato de a área ter a maior concentração de escolas que servem como locais de votação na cidade.

A gerente de Limpeza Urbana da regional Leste, Andréa Pereira Froes, disse que o trabalho de varrição ficará atrasado durante toda a semana. "Temos que concentrar os esforços nos locais mais atingidos pela sujeira. As demais áreas ficarão prejudicadas e só semana que vem teremos condições de colocar a varrição em dia", disse. A SLU não divulgou a quantidade de lixo nas demais regiões da cidade.

Números
2.047 garis
trabalharam ontem na varrição de ruas na capital

210 toneladas
de resíduos foram recolhidas das vias de BH

fonte: JORNAL O TEMPO

Um comentário:

Eduardo Montanari disse...

Já cheguei a escorregar feio nessa papelada. Ainda mais quando está a chover. Acho que tudo isso deveria ser limpo um dia antes das eleições, mas bem, nada aqui nesse país da certo mesmo.