segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

APRENDA A DESENHAR O TAJ MAHAL (PASSO A PASSO)

Como desenhar o Taj Mahal
Com o seu exterior extremamente detalhado, o Taj Mahal é uma das obras arquitetônicas mais lindas do mundo. Aprenda a desenhar esse prédio para uma adição verdadeiramente especial à sua galeria.




Aprenda a desenhar o Taj Mahal
Nessa seção, nós mostraremos como desenhar o Taj Mahal. Desenhe à mão livre enquanto olha para o monitor do seu computador ou imprima essa página para ver mais detalhes de cada passo.
Aqui nós mostraremos uma ilustração de cada passo e então, faremos uma descrição de como desenhar. Siga as linhas vermelhas de cada ilustração para saber exatamente o que desenhar naquele passo. As linhas desenhadas nos passos anteriores são mostradas em cinza.





Passo 1: desenhe uma linha horizontal na parte de baixo da folha. Acrescente dois conjuntos de linhas horizontais sobre ela. Esboce seis conjuntos de linhas duplas verticais perpendiculares às linhas horizontais duplas. Nos lados esquerdo e direito exteriores, esboce linhas levemente curvadas para conectar os dois conjuntos de linhas verticais duplas como mostrado.
Conecte os dois conjuntos de linhas verticais duplas do meio com linhas horizontais que se cruzam. Acrescente mais duas linhas horizontais para conectar os topos das linhas verticais restantes. Desenhe dois conjuntos de linhas horizontais nos retângulos como mostrado.





Passo 2: acrescente formas ovais aos topos das quatro colunas. Desenhe uma linha horizontal atravessando o centro de cada forma oval. Esboce uma linha levemente curvada conectando as duas formas ovais do centro. Desenhe a cúpula do centro com um semi-círculo. Acrescente outra linha curvada e uma linha horizontal embaixo da cúpula do centro como mostrado.
Esboce uma forma em V de lado em cada lateral da cúpula grande. Acrescente linhas verticais embaixo. Cubra cada forma em V com uma cúpula. Acrescente arcos com linhas duplas curvadas e topos pontiagudos. Use linhas retas horizontais embaixo de alguns dos arcos como mostrado. Faça os detalhes da superfície com linhas verticais e horizontais e retângulos.





Passo 3: cubra as cúpulas com figuras irregulares em formato de V. Acrescente um semi-círculo ao topo da cúpula central. Desenhe uma linha vertical curta virada para fora do topo de cada cúpula. Faça os detalhes da superfície com linhas retas verticais e horizontais. Desenhe um arco para a entrada. Acrescente uma linha curvada ao topo do arco. Use linhas retas verticais e horizontais para a porta.





Passo 4: faça o detalhe da cúpula central com linhas onduladas e bruscas. Comece o trabalho das grades com linhas verticais e horizontais que se cruzam. Desenhe um arco duplo sobre a entrada e duas linhas horizontais embaixo dele. Acrescente uma entrada arqueada com uma linha curvada sobre o topo do arco. Faça os detalhes da base com dois quadrados em cada retângulos.


Passo 5: sombreie a cúpula central com linhas curvadas, retas e quebradas. Desenhe linhas onduladas sobre todos os arcos. Sombreie as janelas das cúpulas laterais com linhas diagonais. Acrescente uma linha preta espessa à parte de baixo de cada uma. Desenhe barras em todos os arcos que possuem grades com linhas horizontais e verticais que se cruzam.
Sombreie estes arcos com linhas cruzadas. Use linhas retas horizontais e verticais para finalizar os detalhes da entrada. Sombreie a metade superior esquerda da entrada com linhas cruzadas.




Seu desenho está pronto! Mesmo que você não consiga acertar na primeira vez, continue praticando até estar satisfeito com o seu desenho.

O australiano Sydney Opera House (em inglês) é uma estrutura singularmente linda. Aprenda na próxima seção como desenhar esse prédio.

FONTE:
Editores do Publications International, Ltd.. "HowStuffWorks - Como desenhar prédios". Publicado em 18 de julho de 2007 (atualizado em 16 de abril de 2008) http://lazer.hsw.uol.com.br/como-desenhar-edificios7.htm (26 de dezembro de 2011)

Um comentário:

Fernanda Sousa disse...

Adorei seu blog...parabéns pelo trabalho.