sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O caminho mais rápido e seguro para uma maturidade feliz


Oxigene o cérebro
O caminho mais rápido e seguro para uma maturidade feliz
Por Maria Fernanda Schardong


Vale tudo. Uma aula de dança de salão para aprender aqueles passos tão charmosos, um alongamento no parque para desenferrujar, aulas de natação para manter as articulações em boa forma. Manter-se ativo é um dos grandes segredos para quem deseja envelhecer bem e de forma saudável. Além de manter o corpo em forma, atividades físicas proporcionam uma vida social agradável e mantém o cérebro jovem. A boa notícia é que não existe contraindicação nem idade mínima para começar. Mesmo para quem nunca levantou um peso ou andou cinco quarteirões.

Seja para um adolescente ou para um idoso, o conselho é o mesmo: pratique atividades físicas. Segundo o educador físico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), Timóteo Araújo, na terceira idade, em especial, o que era bom fica ainda melhor. “Os exercícios para essa faixa etária, principalmente, retardam os efeitos do envelhecimento. As atividades que mexem com o corpo diminuem o risco de diabetes e pressão arterial e retardam a diminuição de massa óssea, muito comum na terceira idade.

Já que praticar atividade física é tão importante, reservar um tempo generoso na agenda para essas atividades é imprescindível. Durante cinco dias da semana, a palavra de ordem é exercitar. “Reserve 30 minutos diários para caminhar, correr, pedalar ou dançar no decorrer da semana. Tire três dias para fortalecer os músculos, por aproximadamente 20 minutos. Mais dois dias para treinar o equilíbrio, ficar em pé por um tempo, sem se movimentar, já vale. Por último, alongue-se em dois dias da semana, durante dez minutos”, aconselha Timóteo.

Através dos exercícios, surgem também as amizades. Além de mexer com o corpo, as atividades propiciam uma interação social importante para o envelhecimento saudável. “Com a chegada da aposentadoria, por exemplo, muitos idosos são excluídos de suas tarefas diárias e acabam tendo um sentimento de inutilidade aflorado. Por isso, participar de um grupo de corrida, fazer parte do time de futebol do clube, tudo isso reintegra o indivíduo à sociedade”, explica o educador físico.

Já que o corpo não pode parar, a mente deve seguir o mesmo caminho. Um dos benefícios do exercício é a boa manutenção da memória. “Para o idoso que pratica qualquer atividade, o ganho é muito importante. A circulação sanguínea gera uma maior oxigenação do cérebro e irriga todo o sistema nervoso. Áreas que estão paradas, sem trabalhar, voltam a produzir e mantém o bom funcionamento do cérebro, além de aumentar o tempo de reação do indivíduo”, finaliza o especialista.

Para entrar em contato com o educador físico, Timóteo Araújo, escreva para: timoteo@seniorfit.com.br

FONTE: SITE maisde50.com.br

Nenhum comentário: